Acompanhamento do Trabalho de Parto

O parto não era um evento exclusivamente hospitalar...

Fisioterapeuta Carla Carvalho Rio de Janeiro Barra da Tijuca (8)

Antigamente o nascimento era marcado pela presença experiente das mulheres da família: tias, mães, avós acompanhavam e apoiavam a parturiente e recém mãe durante todo trabalho de parto, o próprio parto e os cuidados com o recém nascido. O ato de parir não era apenas no hospital e cheio de luzes frias e toda a atmosfera hospitalar. Mas um momento caloroso em família e rede de apoio.

Não quero dizer que um parto não possa ser feito no hospital, mas que devemos resgatar o suporte emocional e o respeito ao parto para que a mulher seja a protagonista onde quer que deseje parir.

Mas são tantas informações, métodos e burocracias hospitalares, que a gestante se vê muitas vezes perdida e acuada em suas decisões e no seu momento de ter o bebê.

Felizmente, depois de muita luta, é possível e garantido o direito a ter um acompanhante no seu parto. E você pode buscar o apoio de uma profissional qualificada para estar com você.

Quando realizo esse trabalho, procuro suprir a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade, pois o cuidado com o bem estar emocional acabou ficando perdido em meio ao ambiente impessoal dos hospitais, tendendo a aumentar o medo, a dor e a ansiedade daquela que está dando a luz e consequentemente aumentando as complicações obstétricas e necessidade de maiores intervenções.

Fisioterapia Pélvica com Carla Carvalho no Rio de Janeiro (2)

Vantagens em ter acompanhamento de parto:

  • Redução de 50% do índice de cesariana.
  • Redução de 25% na duração do TP.
  • Redução de 60% nos pedidos de analgesia.
  • Redução de 40% no uso de ocitocina.
  • Redução de 40% no uso de fórceps.

Outros estudos também mostram que a presença de um profissional acompanhante no pré parto e parto traz benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê:

  • Aumento no sucesso da amamentação.
  • Interação satisfatória entre a mãe e o bebê.
  • Experiência positiva do parto.
  • Redução da incidência de depressão pós parto.
  • Diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima.
Fisioterapeuta Carla Carvalho Rio de Janeiro Barra da Tijuca

O que eu faço durante o parto:

Ofereço suporte emocional, através da presença contínua ao lado da parturiente, promovendo encorajamento e tranquilidade, oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio. Favorecendo a manutenção de um ambiente acolhedor e tranquilo, com silencio e privacidade.

Ofereço também recursos de alívio da dor e desconfortos físicos, através de massagens, exercícios, sugestão de posições e movimento, relaxamento e técnicas de respiração.

Também atuo como ponte de comunicação entre a mulher, família e equipe, fazendo os contatos que a mulher desejar.

Ofereço suporte informativo, explico termos médicos e procedimentos hospitalares.

Explico procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas.

Carla Carvalho Fisioterapeuta Pélvica

O que eu não faço:

Não realizo procedimento médico ou clínico. Toques vaginais, ausculta de batimentos fetais, administração de medicamentos.

Não discuto procedimentos médicos com a equipe ou questiono decisões.

Não substituo profissional envolvido na assistência ao parto.

Não substituo o acompanhante escolhido pela parturiente.

Nesse caso, oriento o pai ou o acompanhante a ter uma participação mais ativa no processo, sugerindo formas de prestar mais apoio e dar conforto à mulher.

Fisioterapia Pélvica com Carla Carvalho no Rio de Janeiro (8)

Como é o trabalho durante o parto:

Estarei disponível para acompanhar o nascimento do seu bebê durante todo o período provável do seu parto.

Após entrar em contato comigo (por telefone, preferencialmente), posso iniciar o acompanhamento do trabalho de parto na sua casa ou no hospital, dependendo do seu planejamento sobre o local do parto.

Posso aconselhá-la sobre o momento de ir ao hospital porém a escolha do momento da transferência fica a critério de vocês.

Caso seja necessário, posso sugerir técnicas não invasivas e não farmacológicas (massagens, hidroterapia, exercícios posturais…) Que viabilizem ou facilitem o trabalho de parto e possam trazer a você conforto e alívio da dor, reduzindo a chance de intervenções médico – hospitalares não desejadas.

Não interfiro nos procedimentos realizados pela equipe médica escolhida pela mulher.

Cuido para que o ambiente do parto seja acolhedor e seguro e você possa se sentir à vontade para se concentrar no seu trabalho de parto com total liberdade, tranquilidade e privacidade.

Estarei disponível e atenta a você durante todo o tempo, zelando pelo seu bem estar e cuidando para que o seu parto se aproxime das suas expectativas.

Sempre que você precisar, estarei ao seu lado prestando suporte contínuo para que se sinta acolhida, apoiada e encorajada durante todo o processo de parto.

Estarei empenhada em fornecer a você todas as informações que precisar durante o trabalho de parto, sendo uma facilitadora na comunicação entre você, a equipe médica e o hospital.

Durante o processo é possível que você precise tomar algumas decisões importantes que não foram previstas no seu plano de parto. Eu não decido por você, mas você poderá obter informações ou solicitar a minha opinião em particular sempre que desejar.

Após o nascimento permaneço no hospital com você por pelo menos 1 hora, ou até que se estabeleça a primeira mamada, e tomo os devidos cuidados para que não fique sozinha até que o bebê retorne da avaliação neonatal.

Darei a você orientações sobre a amamentação visando o sucesso do aleitamento, quando este for o seu desejo.

Carla Carvalho Fisioterapeuta Pélvica

E a gente se vê no pós parto também:

Esse um encontro deve ser agendado em até 30 dias após o parto para que possamos conversar sobre as suas impressões sobre o meu trabalho e para que eu possa dar a você quaisquer orientações que necessite em relação à amamentação, demandas pertinentes ao puerpério e cuidados com o seu bebê.

Agende de acordo com a sua disponibilidade e necessidade, porém de preferência pelo contato entre o 3° e 7° dia, onde ocorre a descida do leite – apojadura. Neste período é comum que ocorram dúvidas, dificuldades e poderei auxilia-lá.

Dentro do período de 30 dias após o nascimento, estarei disponível caso precise de mim, seja por telefone, whatsapp ou internet, quantas vezes você me solicitar.

Fisioterapeuta Carla Carvalho Rio de Janeiro Barra da Tijuca

QUER TER UM ACOMPANHAMENTO DO SEU PARTO?

Entre em contato pelo Whatsapp para conversarmos e assim podermos elaborar o melhor plano de apoio que atende as suas necessidades e tirar suas dúvidas. Basta clicar no botão abaixo e me chamar.

Amamentação durante o trabalho de parto
Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Como posso te ajudar?